sexta-feira, 20 de julho de 2007

Temas de Maio

quarta-feira, 30 de maio de 2007


Mais que dez por cento

O que você tem não pertence a você. Sua vida, corpo, mente, amigos, família, trabalho, bens, tudo lhe foi dado e emprestado com o propósito de se fazer boa administração e um dia você haverá de prestar contas da maneira que os utilizou.

Deus é o real dono de nossos pertences. Você tem dúvidas? Então pare e reflita. Sua vida pode a qualquer momento ser tirada das suas mãos. Não temos garantia de que chegaremos até o fim do dia vivos. O mesmo se aplica ao trabalho, por mais que você acredite que ele é estável e seguro, ninguém consegue imaginar que sua empresa pode estar na iminência de entrar num processo de falência, fusão ou aquisição trazendo como conseqüência corte de milhares de postos, isso acontece todos os dias em algum ponto do mundo e você pode ainda estender a muitos outras situações vivenciais.

Onde quero chegar? Tudo, se é tudo é cem por cento, que você tem lhe foi concedido por Deus e Ele lhe dá ou tira conforme a Sua vontade e plano de vida para você, assim como fez com Jó. Tenha em mente que a condição suficiente do seu coração estar batendo é uma decisão única e exclusiva do Pai Celestial, não depende de mim, de você nem de qualquer outra pessoa.

Uma vez reconhecido que Deus é dono do que recebemos dia a dia em nossas vidas, é um dever nosso devolver uma parte a Ele como símbolo de que O reconhecemos como Senhor de todas as coisas. A Palavra afirma: "Todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor".

Imagine que você tem um automóvel e que decida emprestar a um amigo, no entanto, você impõe uma condição: "lhe empresto o carro, mas sempre no primeiro dia da semana, enquanto você estiver usufruindo de meu carro, peço que você o traga pra mim. Por que você faria isso? Para lembrar seu amigo que o carro não é dele, é seu. O mesmo se aplica aqui.

Deus estabeleceu através de sua Carta de Amor que todo mês você e eu devemos devolver a Ele um décimo do que ganhamos como lembrança de que Ele é dono de tudo que temos. Do contrário, você corre o risco de esquecer de quem é o verdadeiro dono e então não mais devolver o carro para seu amigo a quem lhe emprestou com toda a confiança.

Como se devolve a décima parte do que você recebe? Entregando aos cuidados da sua igreja para pagar o salário daqueles que se comprometem integralmente comunicar a mensagem de Deus. Abra mão com todo o coração dos dez por cento, ele não é seu. Deus estabeleceu regras que devem ser seguidas guiadas por um coração genuíno e bondoso, e não apenas por obrigação com receio do medo do castigo ou qualquer outro motivo que não seja o amor.

Ele diz: "Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque Ele é o que te dá forças para adquirires riquezas". Doar dez por cento do que você ganha é firmar um relacionamento com o Pai. É reconhecer que Deus ocupa o primeiro lugar em sua vida e a maior conseqüência desse ato são as janelas dos Céus se abrirem bem diante de você e imensas bênçãos serão derramadas sobre a sua vida, porque Deus assim prometeu.

quinta-feira, 24 de maio de 2007


Experiência de vida

Começo o tema desta semana lhe perguntando: você saberia descrever o que é comer uma banana? Certamente diria que sim, visto que você já comeu uma, duas e até mais bananas. Conhece o sabor, as sensações de prazer dessa fruta deliciosa, no entanto, para alguém que nunca experimentou comer uma banana, você acredita que tal pessoa consegue captar as mesmas sensações que você?

Sabemos que por mais que alguém leia ou ouça as descrições sobre o que é comer uma banana, enquanto ela não comer, nunca sentirá o que você está dizendo, porque ela ainda não experimentou essa sensação. Em nossas vidas convivemos com a teoria e/ou a prática. Aquele que tem somente a teoria apresenta sérias dificuldades de fazer acontecer, já quem tem apenas a prática, até consegue produzir, mas vai faltar conhecimento para se desenvolver, porque a teoria sempre ajuda, mas não salva ninguém.

Nos relacionamentos é a mesma coisa. Quantas vezes você ouviu de pessoas com quem viveu intimidades, lhe dizer isso ou aquilo, e você achar que está sentindo, mas lá no fundo não estava, porque ainda não comeu dessa banana? Um exemplo para elucidar o ponto de vista: Quem sofre pressão e controle pela outra parte, por mais que lhe afirme que você está pressionando, que isto está tirando a sua liberdade, enquanto você não sentir na pele, não dará ouvidos, por mais que escute e ainda com atenção.

A maior implicação disso está no diálogo. Para ele acontecer pede que duas pessoas estejam próximas em pensamentos e sentimentos, havendo empatia uma pela outra, e para a empatia existir é necessário que elas vivam experiências próximas, do contrário, dificilmente existirá comunicação ali. E lembre-se que sem comunicação não existe relacionamento. É um dos ingredientes para se viver relacionamentos mais significativos e consequentemente construtivos.

Na vida espiritual também acontece algo similar. Por mais que alguém lhe fale do amor de Deus, lhe conte maravilhas que esse Pai amoroso pode realizar, enquanto você não decidir conviver com Ele através da Bíblia e de muita oração, você continuará acreditando num Deus da teoria e não da prática, de que sempre faz acontecer e em todas as áreas que deixarmos. Comer dessa banana é a garantia de uma vida mais feliz mesmo em meio às tempestades que lhe sobrevém incondicionalmente, sem data marcada para chegar.

Então hoje, experimente deixar Deus interferir em sua vida, se até então não O permitiu, e as coisas irão começar a acontecer pra você. Ele continuará a bater na sua porta muitas e muitas vezes, não desperdice a oportunidade de recebê-Lo e viver uma experiência real com Aquele que ama você em plenitude que ninguém consegue alcançar.

quarta-feira, 16 de maio de 2007


Conversar com Deus faz bem

Você já experimentou conversar com alguém que lhe entende perfeitamente? Conversar com Deus é mais do que orar, é abrir seu coração a um Pai que permanece continuamente com os olhos fixos em você e que faz bem à sua alma.

Quantas vezes você procurou ser compreendido por seus pais, irmãos, amigos, colegas e pessoas próximas não obtendo sucesso? O ser humano é uma variável altamente complexa e por esta razão é impossível outra pessoa nos entender em todas as esferas da vida. Você tem empatia por algumas pessoas que provoca uma aproximação entre você e elas, no entanto, elas não podem alimentar todas suas necessidades, ouvir com clareza todos seus problemas, entender todas suas inquietações.

Então, quem você deve recorrer nos momentos mais difíceis? Quem pode lhe colocar no colo quando o chão parece desaparecer bem diante dos seus olhos?

Se não existisse um livro cujas palavras são vivas, não teríamos a resposta, mas você deve aquietar o coração e ter a certeza que existe sim alguém que está sempre pronto a atendê-lo quando tudo parece escuro e não mais existir esperança. Falo de Deus, o Criador de todas as coisas, que ama você, que fez o impossível para que fique próximo dEle e viva além do rio, em mansões celestiais.

É procurando esse Deus que você vai encontrar a paz, a alegria, mesmo nas adversidades. Conversar com Deus é viver uma experiência real de amor. Como se conversa com Deus? Há muitas maneiras, vou passar a você uma delas, procure ajustar e encontrar também a sua maneira e você vai se surpreender com os efeitos à sua saúde física, mental, emocional e espiritual.

Qualquer problema que você tenha, não demore muito, vá ao interior do seu quarto ou de um lugar só seu, e conte a Deus o que está passando como se estivesse falando com seu amigo mais íntimo, com um detalhe, esse Deus lhe entende. Depois de contar o problema, comece a pedir a Ele para lhe ajudar, lhe pedindo antes de qualquer coisa: "Deus, ajude-me a aceitar o que está acontecendo comigo". Não há condições de se solucionar um problema sem antes aceitá-lo inteiramente em sua mente e coração.

Ainda lembre-se que para Deus nada, absolutamente nada é impossível. Se você tem um problema, ele será solucionado, às vezes naquele momento pode parecer que não é a melhor solução, mas um pouco lá na frente Ele vai lhe mostrar e aí o ditado popular: "Deus escreve certos por linhas tortas", é sentido na pele quando se aprende a confiar nEle. Importante que para confiar em Deus, você precisa conhecê-lo e para conhecê-lo você precisa conviver com Ele, como?

Através do estudo da Bíblia, maior livro de relacionamento existente. Também por meio da leitura de outros escritos que falem mais do Seu caráter e amor. E principalmente conversando com Deus através da oração. É com essa conversa, que você irá confirmar que seu Pai cuida de tua vida com muito carinho.

Só que muitas vezes acabamos nos preocupando com o pedido de nossas orações. Será que este pedido está certo? Ou será que não estou sendo egoísta ou pedindo algo que vai fazer mal? O próprio Deus sabendo dessa nossa dúvida que nos rodeia continuamente, disse: "O Espírito os ajuda em suas fraquezas, pois vocês não sabem como orar, mas o próprio Espírito intercede por vocês". Que conforto ao seu coração saber que não importa o que você pede, o Espírito transforma sua oração para que ela chegue perfeita ao altar do Senhor Deus.

Viva hoje com a certeza, não duvide, de que Deus pode e deseja lhe ajudar em todos seus problemas, basta você ir a Ele de coração aberto, colocando a sua vida em Suas mãos, e então o mais Ele fará para que as janelas do Céu sejam abertas e majestosas bênçãos sejam derramadas para Quem prometeu e sempre cumpre que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

quarta-feira, 9 de maio de 2007


Ponto de vista

Você não sabe dizer não? Tudo que lhe dizem você não dá ouvidos?

O tema de hoje desenvolvo com base na frase de Leonardo Boff: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto". Uma frase que recebi de uma amiga e senti vontade de compartilhar com você e extrair dessa afirmação insights para melhorar nossos relacionamentos.

Quando olhamos um objeto qualquer e fazemos uma descrição dele, será que essa descrição é de toda verdade? Você talvez diria convicto de si: "Sim, é verdade, eu estou vendo". Essa verdade é única? E quando pedimos para outra pessoa fazer uma descrição do mesmo objeto mas olhando de outro ângulo, será uma verdade igual à sua? Não, porque o campo de visualização será diferente.

Então lhe pergunto mais: Quem tem a verdade, você ou o outro? Os dois observadores. Cada um tem a sua verdade apenas vista de outro ângulo mas de um mesmo objeto. Na vida não é diferente. Os conflitos, as situações difíceis que você enfrenta, as próprias pessoas que participam de sua vida, você também tem várias percepções, pontos de vista diversos sobre elas.

Acontece que aí começam os problemas. Algumas pessoas nem chegam a desenvolver pontos de vista sobre coisa alguma. São aquelas que quase sempre concordam com todos. Não sabem qual seu prato preferido, seu gosto de filme, esporte que lhe dá mais prazer ou tipo de pessoa que desejam. Estão sempre caindo, tropeçando, se batendo interiormente e muitas vezes não sabendo para onde estão indo.

Nosso Pai querido diz: "Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente. Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca." Note o quão forte é a mensagem divina e ela nos aconselha basicamente que você deve sempre ter seu ponto de vista sobre tudo e não permanecer em cima do muro da vida.

Já há pessoas que tem ponto de vista, mas a partir do momento que absorvem ou captam ensinos ou ainda vivenciam experiências, fazem daquilo verdades únicas, e qualquer outro ponto de vista sobre o mesmo assunto, problema ou situação, será desconsiderado por elas. Seja sincero consigo mesmo, quantas vezes você dentro do seu relacionamento não podou a pessoa amada porque acreditou você ser o dono da verdade e ela completamente equivocada?

O conselho que dou para viver relacionamentos mais significativos e também produtivos é:

1 - Tenha sempre seu ponto de vista sobre qualquer coisa;
2 - Considere que seu ponto de vista não é único, existem outras visões;
3 - Aprenda a aceitar o outro ponto de vista com sinceridade deixando a pessoa expressar livremente o que pensa e sente;
4 - Suporte o ponto de vista do outro com toda sua mente, alma e coração.

Ao você suportar você amplia sua visão sobre o tema. Quando você escolhe ouvir a descrição do outro lado do objeto, você consegue aumentar o seu campo de percepção do mesmo, a sua verdade conseqüentemente aumenta de tamanho. A maior implicação disso tudo para você é: Cuidado com o que você afirma ou julga, porque você nunca terá a visão de todo objeto, situação ou comportamentos e atitudes de uma pessoa.

As Escrituras Sagradas ainda afirmam: "Não julgue, para que não seje julgado". Não temos conhecimento pleno do que acontece e que nos afete. Você pode e deve ter a sua verdade, mas ela não é suficiente para se fazer quaisquer julgamentos, você precisa da verdade completa. Todavia, somente Deus possui o conhecimento de toda verdade. Assim decida hoje andar nos caminhos de Deus, e certamente Ele ampliará o campo de visão que você precisa obter dos problemas e adversidades que a vida lhe dá e continuará lhe dando porque cada ponto de vista sempre será a vista de um ponto.

quarta-feira, 2 de maio de 2007


Além do rio

Você vive preocupado com as dores e mágoas que tem? O seu coração está apertado com a esperança que se adia?

As pessoas de um modo geral vivem calejadas, cansadas, amedrontadas e desanimadas. Tudo parece estar de ponta cabeça. Não se encontra justiça, os ímpios triunfam sobre os justos. Aqueles que praticam o mal parecem que se sobressaem sobre os bons.

O mundo não tem lhe dado amor e se vive em meio a um profundo pecado alimentado de culpa, preocupações, violências, traições, injustiças e inseguranças. Cada um de nós se briga continuamente por dentro lutando por uma vida melhor que demora a acontecer.

O que você vive é transitório, não vai durar para sempre. Hoje você está alegre por alguma pessoa ou situação, agradeça ao Pai Celestial por isso, amanhã talvez esteja triste, porque perdeu algo ou alguém muito querido de você. O ser humano vive altos e baixos, perdas e ganhos diários, vitórias e derrotas, nisso se resume a sua vida aqui.

Não é de se admirar que a Terra em que habitamos caminha para um fim, um fim que está próximo. No entanto, não existe motivo para se desesperar, porque Jesus prometeu vir novamente a este mundo para buscar especialmente você.

Além do rio se refere a uma terra encantada repleta de felicidade onde a dor e o pranto não mais existem. Um lugar reservado para você, porque Deus te ama. Ele prometeu mansões celestiais a todo aquele que procurar estar próximo de Sua Palavra e a confiar nEle.

Deus, através da Sua carta, nos diz: "Enxugarei do seu rosto todas as lágrimas". Que promessa temos de um Pai feito de amor. Ele afirma mais: "O que ninguém nunca viu ou ouviu, ou o que alguém jamais pensou que pudesse acontecer, isso foi o que Eu preparei para aqueles que me amam".

Como alcançar tal promessa? A resposta é simples: acredite em Jesus, no que Ele já fez por você. Tenha em mente que os olhos de Deus permanecem em ti, portanto busque agora manter um relacionamento íntimo com Ele e certamente você estará além do rio, um lugar muito mais lindo que o Sol no poente, onde a vida não mais terá fim.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.