sexta-feira, 20 de julho de 2007

Temas de Março

quarta-feira, 28 de março de 2007


Relacionamento Saudável

Você já parou para analisar o quanto seu relacionamento está para mais ou para menos?

Manter um bom relacionamento significa: dedicação, força de vontade e um ingrediente indispensável, a sua fé, de ambas as partes envolvidas. Além de existirem outros elementos que influem na forma como você se relaciona com a pessoa que participa intimamente de sua vida.

Se relacionar é um processo e não há fórmulas mágicas, exigindo a doação contínua e a presença de: diálogo, importância, concessões, romance, compromisso e Deus. O quanto as duas pessoas estão dispostas a investir e também se arriscar em cada um deles, fará no final a diferença. Acompanhe comigo um pouco mais sobre cada um desses elementos essenciais.

Diálogo: Muitos acreditam que falar por falar seria diálogo. No entanto, ele inclui o que você fala, para quem você fala, como você fala e também o tempo que você precisa dar para ouvir e procurar compreender, desenvolvendo a empatia pelo outro.

Importância: São nos pequenos gestos que se demonstra o valor de uma pessoa querida para você. Expresso em bons pensamentos, palavras e ações dirigidas pelo sentimento único e grandioso do amor. Lembre-se você é importante e merece o reconhecimento também.

Concessões: Diz respeito ao ponto de equilíbrio que você faz em benefício seu e de sua pessoa amada. Pois relacionamento é concessão o tempo todo, e aquele que não está disposto a conceder, mas só segura para si, mais cedo ou mais tarde irá perder e muito.

Romance: É o sexo que deve se aprimorar, buscando conhecer o corpo de cada um e assim se sentindo cada vez mais a vontade com o outro. São os beijos, abraços, toques, olhares trocados. A ausência do romance é motivo para dores que podem prejudicar seriamente o seu corpo.

Compromisso: É doação no qual cada um se considera responsável pelo sucesso do outro. Ninguém se compromete com alguém que não se acha com valor. Se comprometer exige no mínimo dizer lá dentro do seu coração: vale muito a pena, porque aqui está a alegria do meu viver.

E o elemento indispensável: a presença diária e íntima com Deus. Conduzindo você e a pessoa sempre para um caminho mais alto, maior e melhor. A presença dEle traz luz, alegria, bondade e esperança. É o seu conselheiro para todas as horas. Com Ele, encontramos aprendizado e crescimento contínuo.

Os seis elementos descritos acima são a base para qualquer relacionamento do tipo saudável. No entanto, percebemos que é necessária estrutura de cada um, vontade de querer aprender e doação para buscar a excelência. A chave de um bom relacionamento está em encontrar o equilíbrio entre ceder e segurar para si. Só segurar é puro egoísmo, por outro lado, só ceder é generosidade demais, são dois extremos que destroem você.

O homem como raça, através de suas ações tem levado a um desequilíbrio monstruoso de tudo, com a conseqüente aniquilação donde ele habita. O mesmo, muitos podem fazer com seus relacionamentos, se não pararem para analisar. A resposta está dentro de cada um de nós. Hoje peça a Deus sabedoria para ouvir Seus conselhos e deixar a luz entrar em sua mente, porque o Senhor está com você entre aqueles que o ajudam, por isso verá cumprido seu desejo sobre o mal ao seu redor.

quinta-feira, 22 de março de 2007


Deus é amor

Você consegue contemplar o amor de Deus? Deus é amor só para quem é abençoado com o que pede?

Muitas vezes diante de circunstâncias da vida colocamos em dúvida: Deus, você existe mesmo? Onde está? Tudo parece escuro, encontro todas as portas fechadas dos meus relacionamentos. Peço e peço, e o Senhor não me responde. Será que acreditei em um Ser criado por alguém num tempo distante?

Você põe em dúvida a existência do Seu Deus porque você nunca o viu, nunca o tocou. Mas lembre-se que você nunca tocou a angústia, mas sabe que ela existe. Você nunca tocou a alegria, mas reconhece quando ela está presente. Então por que você duvida da existência de Deus? Se Ele toca sua vida todos os dias através da escolha dEle de manter seu coração pulsando cada vez que você se levanta. Se é Ele quem lhe dar o que comer, beber, vestir através do trabalho que você tem.

Devemos aprender que Deus não é para ser sentido e sim percebido. Percebido através da natureza que Ele criou: pássaros, lírios do campo, flores, montanhas e uma infinidade de elementos que compõe a natureza da nossa Terra. Perceber Deus através das incontáveis bênçãos e proteções que recebemos quando saímos na rua e voltamos salvos para nossas casas, quando assumimos o volante de nossos veículos e tudo corre bem, quando recebemos todas as refeições no dia necessárias para nossa subsistência.

Sim, nosso Deus é real e feito de amor, amor que transborda desejando dar tudo que você pede, desde que aquele pedido seja bom, mas também o dará no tempo certo, não no tempo que você deseja, porque você assim como eu, somos apressados. Saiba que Deus está no controle de todas as coisas, nada acontece sem Seu aval, nenhuma força por maior que seja a nós, estará além ou acima de Deus.

Ele cuida se importa e está envolvido pessoalmente com cada filho Seu. Você e eu somos imensamente amados por Deus e por Jesus, que já morreu por nós para nos reconciliar com o Pai. Que amor é esse, que dá a sua vida por você, por mim? Já parou para contemplar? Ele também é fortaleza, rocha, permanência. Quem construir sua vida sobre Deus, nunca será abalado. Ele diz: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a uma pessoa prudente, que edificou a casa sobre a rocha".

Hoje em vez de pedir a Deus, Ele conhece suas necessidades, convido você a adorar e louvar o Criador. Reconheça a grandeza do Senhor do Universo, que cuida com todo carinho de você, que está perto de você agora e desejando muito abraçá-lo e colocar em Seu colo e cobrir você de amor. Diga bem alto dentro do seu coração: "Bendito sejas Tu, Deus meu, que a Seu tempo me dá o alimento que preciso, e me prepara para a batalha e guerra do dia".

Não tenha dúvidas, Deus dará a você a mesma coragem e força que deu a Davi para enfrentar Golias. Todos seus golias: medo, culpa, ressentimento, dependência emocional, preocupação, necessidade de aprovação, carência, arrogância, falta de amor por si, serão arrancados e lançados ao mar. Confie nEle, lute, se esforce, chore quando tiver que chorar, não se deixe abater por aparentes derrotas e desenvolva a paciência. Porque Deus é maior que tudo isso, Deus é amor.

quinta-feira, 15 de março de 2007


Felicidade contínua

Você busca a felicidade em sua vida? O quanto você tem permanecido paralisado no que deseja para você?

Buscamos como propósito ser feliz. Todo ser humano quer felicidade, no entanto muitos não acabam encontrando. Porque o psicológico confunde e vivemos a vida de acordo com a maneira como os outros dizem que devemos viver.

Ser feliz não significa que você não tem problemas, você os tem independente de ser feliz ou não, mas você os enfrenta de um modo diferente sempre escolhendo o caminho da felicidade. Quem é cristão também tem problemas, mas se permanecer fiel ao Criador, Ele dará forças para enfrentá-los.

A escolha da felicidade está diretamente relacionada à inteligência. A pessoa que mantém uma vida produtiva, de sempre escolher a felicidade, aconteça o que acontecer, é uma pessoa inteligente. Lembre-se: você constrói sua vida, você faz dela o que bem entender. Já que ela é breve, por que não escolher no mínimo uma vida agradável?

Vou lhe dar um segredo para buscar, encontrar e manter a felicidade: assuma o comando de seus pensamentos. Por incrível que pareça tudo começa em sua mente. Ficar triste, com medo, culpa, todos esses sentimentos negativos e auto destrutivos, tem origem nos pensamentos. As emoções nada mais são do que reações físicas no que pensamos.

A felicidade acontece quando vamos ao encontro de pensamentos que nos confortam. Por que quando buscamos Deus em oração, hinos ou através da Palavra, nosso coração se aquieta? Porque ocupamos nossa mente com um Ser maravilhoso e poderoso que cuida de nós.

Estou dizendo: você pode controlar seus sentimentos. Que arma poderosa você tem para que nada o afete sem o teu consentimento. Porque entre um fato em si e a resposta que você dará a esse fato, há um espaço de tempo, onde você escolhe a resposta.

Cuidado, não desejo que você anule seus sofrimentos. Sofrer faz parte do crescimento, de saber lidar com as limitações que a vida dá. Mas escolha ficar bem, apesar da dor. Uma amiga através de suas canções de louvor escreve: "E quando demorei responder sua oração, Eu estava preparando o melhor de Minhas mãos". Que confiança podemos ter em Deus.

Buscar a felicidade contínua envolve se cercar de bons pensamentos e assim aumentar as chances de fazer boas escolhas. Não é fácil, porque fomos ensinados a acreditar que não podemos controlar nossas emoções, mas se você permanecer confiante, tudo poderá nAquele que o fortalece, se é tudo é porque é cem por cento.

Deus é real e bondoso, desejando livrar de tudo que impede você de ser feliz. Se coloque nas mãos dEle, entregue seus planos, sonhos e o mais Ele fará. Escolha andar com Ele, ouvir Teus conselhos. Você pode tropeçar, até cair, mas o Pai levanta e te leva para um caminho melhor e maior. Porque o seu Deus é mais, pode mais, muito mais.
---//---
Tenha um ótimo Sábado. Encontre neste dia o momento para escolher andar com Deus. Ele cuida de você e quer falar ao seu coração, bem baixinho: "Eu te ajudarei, este é o caminho andai por ele".

Por que falamos e agimos contra nossos sentimentos?

Todo mundo já passou por uma experiência deste tipo. Na maioria das vezes as pessoas não têm consciência que estão agindo contra seus sentimentos, mas também existe o caso de as pessoas terem essa consciência e mesmo assim continuam a fazer. E porque isso?

Uma das explicações para isso pode ser encontrar em nossa criação, nos valores que nos foram passados em nossa criação, sociedade e em algo que nos é intrínseco o orgulho. Mas será que tudo isso vale o sacrifício da dor da dúvida?

Sinceramente eu penso que não, portanto não devemos fechar as portas de nosso mais puros e verdadeiros sentimento, pois se esse sentimento for real e/ou recíproco mesmo que inconscientemente um dia você receberá o beneficio desta atitude. Ela pode não vir de imediato, mas com certeza ela virá.

E então porque ao identificar uma situação como essas nós não utilizamos o recurso do dialogo? Porque a maioria das pessoas tem medo de revelar os seus verdadeiros sentimento a alguém, porque isso a expõe de mais e o medo ser rotulada como "boba" pelos "outros" ou por si própria a impede de agir desta forma.
Mas nunca se é tarde de mais para recuperar uma batalha que às vezes a julgamos perdida. Se o sentimento ainda existir o melhor que temos a fazer é tentar! Expondo tudo aquilo que pensamos e sentimos, porque somente desta forma poderemos ter a certeza do que sentimos e do futuro deste sentimento.

Pense nem todo mundo pensa da mesma maneira, deste modo, você só chegará ao entendimento do pensamento da pessoa conversando com ela. Atualmente temos tantos meios de comunicação para viabilizar que esse entendimento aconteça; para as pessoas que são tímidas uma ótima meio é o uso de softwares de comunicação online ou e-mail, já outros menos tímidos podem preferir um encontro cara a cara. O importante é não deixar de conversar com diretamente não tente obter as informações a suas dúvidas de maneira indireta,, isto é, tirando informações com amigos parente e pessoas próximas, lembre-se ninguém você para saber o que você sente, deste modo podemos considerar o mesmo para a outra pessoa.

A forma mais saudável dar uma seqüência a nossa historia é não deixar "situações inacabadas" pois lembre-se "ninguém se arrepende de tentar! Somente de não tentar porque quem tenta tem a certeza de ter feito tudo o que estava a seu alcance e o resultado de suas ações trás a certeza e a paz em sua alma, agora o fato de não ter tentado trás a tristeza e o sofrimento da dúvida de uma historia que não aconteceu.

Portanto não adie essas pendências que pairam em sua mente e coração. Liberte sua alma, prossiga com sua vida e seja muito feliz.

Luciana Stival

quinta-feira, 8 de março de 2007


Amo e pronto

Você está amando? Você deseja que fosse correspondido, mas não é? O que é amar?

Muitos temos um amor por uma pessoa. Um sentimento profundo, intenso e sabemos lá no fundo de nosso coração, que ele pode ser eterno. No entanto, a gente gostaria que fosse recíproco: eu amo você me ama.

O que nos incomoda é que se amo aquela pessoa, ela também deveria me amar por diversos motivos. Só que a vida nos mostra que nem sempre a pessoa que amamos é aquela que irá passar a vida ao nosso lado, também por razões que somente os Céus conhecem.

E quando não somos correspondidos, meio que exigimos dessa pessoa que nos ame. Procuramos persuadi-la, controlá-la, enfim, utilizamos de recursos para segurar o nosso amor. O ser humano deseja e sempre desejou ser amado. É da natureza dele querer ser amado, mas ele também possui uma capacidade extraordinária de amar.

Amar não é esperar ser amado para então demonstrar que ama. Eu amo e pronto. Amar é um conjunto de ações, pensamentos e sentimentos que nos fazem bem. É um doar sem esperar nada em troca. Se você ama, seu coração lhe diz todos os dias: "essa pessoa é o meu sol, fico feliz mesmo quando tudo está escuro".

Há pessoas que amam e são amadas e isso são bênçãos de Deus. Todavia não é porque você ama e a outra pessoa não o ama que você vai lhe desejar mal, que tudo dê errado para ela ou vai lhe dizer palavras que a machuquem. Isso são atitudes egoístas e nos fazem mal. Por que machucar quem você ama?

Você pode neste momento estar amando alguém e não estar sendo correspondido neste amor. Será que devo desistir? Será que devo remover a pessoa de minha vida? Não faça isso. Se você ama alguém, ame-a em silêncio, em ações, atitudes e acima de tudo em respeito. Esteja por perto dela e pronto a estender seu braço, seu ombro e sua oração quando ela mais precisar.

Deus ama a cada um de nós. Antes mesmo que escolhêssemos nascer, Ele já escolheu nos amar. Não importa quem você seja que defeitos e qualidades trazem consigo, o nosso Pai de bondade deu o seu Filho por você, para que voltasse aos Seus braços. Deus ama você e pronto, mesmo que não o corresponda nesse amor. È uma comparação em proporções infinitamente maiores, mas nos dá uma idéia do que é amar.

Que você não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que você mais ama pode não sentir o mesmo sentimento por você. Confie na bondade de Deus, pois nada acontece sem o Seu aval. E, portanto, mantenha-se firme e ame muito e você será uma pessoa ricamente abençoada em todas as esferas de sua vida.

Receba um abençoado Sábado. Aproveite o dia para conversar com nosso maior amigo, Jesus. Ele ama você e está sempre ao seu lado aguardando uma agradável conversa.;

quinta-feira, 1 de março de 2007


Expectativas nos Altos
Quais são suas expectativas? Onde você as coloca? Você se decepciona com freqüência?

Todo ser humano vive centrado em alguma coisa ou alguém. Cada um de nós tem o seu centro. Ele é onde se encontram as nossas lentes através das quais observamos o mundo, influenciando nossas decisões, atitudes e comportamento. Onde está o seu centro também estão suas maiores expectativas.

Há pessoas centradas em alguém, outras, na família, dinheiro, trabalho, bens, prazer, amigos, inimigo, igreja e em si mesmo. Quando temos que tomar uma decisão, ela será fundamentada em nosso centro. Se for dinheiro, o que mais vai lhe importar será o quanto irá lucrar com aquela decisão. Se for uma pessoa, seus sentimentos estarão baseados na forma como ela trata você, e assim por diante.

Uma dica para você identificar o seu centro é enxergar os fatores de sustentação da sua vida. Todavia, posso afirmar que nenhum desses centros nos garante felicidade duradoura. Mais cedo ou mais tarde, você poderá se decepcionar. Por quê?

Pessoas são variáveis que andam e respiram. O que você era ontem, não é o que você é hoje e não voltará a ser amanhã. Recebemos continuamente estímulos que nos faz pensar de modo diferente a cada interação com o meio externo ou interno (reavaliação de nossa vida).

Portanto, colocar altas expectativas em alguém vai certamente nos frustrar e nos decepcionar, podendo afetar nossa própria alto estima, elemento fundamental para uma vida feliz. Viver com baixo senso de valor é o ponto inicial para escolhermos caminhos que não bons e agradáveis.

Aconselho você a mudar o seu centro. Como? Depositando suas maiores expectativas em Deus. Ele é feito de amor, Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Ser perfeito, que nunca muda que nunca é injusto com um filho seu e está sempre pronto a ajudar quando não mais temos forças. Ele nos promete: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".

Podemos manter expectativas em relação a alguém, mas devemos ficar atentos ao nível da expectativa, porque se ela não for demasiadamente alta, temos grandes chances de sairmos vitoriosos. Do contrário, se formos com muita sede ao pote, ele certamente poderá balançar e virar.

O segredo para se viver bem consigo mesmo é depositar suas maiores e mais profundas expectativas olhando para os Céus. Procurando manter um relacionamento vivo e intenso com Jesus: Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Reavalie onde estão as suas expectativas, e redirecione a Deus o que lhe for mais importante. Ore, suplique, clame e Ele nunca irá decepcioná-lo, nunca mesmo.

Um Feliz e abençoado Sábado. Procure examinar tudo e reter o que for bom, porque viver vai muito além. Depende mais de você!

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.