sexta-feira, 20 de julho de 2007

Temas de Setembro

domingo, 24 de setembro de 2006


Atenção aos ouvidos

Vc, eu temos vários sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Desses, a audição tem uma boa importância em nossos relacionamentos. Devemos desenvolver o hábito de ouvir duas vezes mais do que falamos, até porque nosso Deus nos concedeu uma boca e dois ouvidos, o que demonstra o quão valioso deve ser o uso de nosso sentido da audição.

Falar, dialogar é também parte inerente do processo de relacionamento, uma vez que sem diálogo não existe relacionamento. É condição mais que necessária, mas não suficiente para um relacionamento existir, e sem a presença dele, o relacionamento entra em degradação. Mas o que dizer da audição? Poderá soar estranho, mas o melhor órgão de comunicação que possuímos é o ouvido. A boca, inúmeras vezes, nos engana e acabamos falando daquilo que pode ferir a alma de uma pessoa. Há um verso nas Santas Escrituras: "A boca fala do que o coração está cheio". Cheio de mágoa, ressentimento, raiva, inveja, orgulho, enfim, são inúmeros os sentimentos que podem coexistir dentro do ser humano e diante das circunstâncias, de pressões, levá-lo a tomar atitudes que poderá se arrepender mais tarde. A boca pode gerar cicatrizes, algumas perenes, outras que talvez nem o tempo consegue curar.

Não devemos confiar em nosso coração quando estamos num estado emocional que não é o nosso bom e habitual. Lembre-se: existe algo convivente dentro de nossas mentes, que sempre tentará nos puxar para o outro lado. Mas o nosso amoroso Deus nos deu um grande conselho para esses momentos difíceis que todos passamos em relacionamentos, e este se encontra na carta de amor que Ele escreveu para cada um de nós:

Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá. Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não dêem ao Inimigo oportunidade para tentar vocês. Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros."

Como Deus nos conhece profundamente! E com esse conselho Ele nos dá a certeza que se importa e está envolvido com nossos relacionamentos pessoais. Guarde as palavras acima sempre que pensar em utilizar mais a boca do que seus ouvidos, e garanto que seus relacionamentos estarão preservados de tempestades e vendavais que a vida às vezes nos traz.

Que Deus abençoe sua semana !

sábado, 16 de setembro de 2006


Cuidando da nossa galinha dos ovos de ouro

Quem me conhece já ouviu essa estória, e sempre q surge a oportunidade me dá prazer em contá-la. Todos precisamos cuidar de nossa galinha em todas as áreas de nossas vidas: física, profissional, financeira, espiritual, mental, familiar e amorosa.

Conta que um fazendeiro descobriu que sua galinha botava ovos e todos de ouro. A cada dia ele ia até a galinha, e ela lhe dava um novo ovo de ouro, ele o vendia e assim foi ficando cada vez mais rico. Num momento da sua vida, ansioso e querendo todos os ovos de uma vez, resolveu abrir a galinha e para sua surpresa não existia ovo ali. No final, ele perdeu os ovos e principalmente a galinha.

Nós fazemos o mesmo que o fazendeiro inúmeras vezes em nossas vidas, sem nos darmos conta. Focamos muito nos ovos e deixamos de lado a galinha, aquela que nos proporciona ovos áureos. É preciso um equilíbrio, como tudo na vida, entre a galinha e os ovos de ouro. Dentro de um relacionamento a galinha e os ovos de ouro estão presentes. Os ovos de ouro são os benefícios que recebemos de um relacionamento, como: sexo, companhia, amizade. A galinha é a responsável por nos dar esses benefícios: atenção, carinho, escuta empática, diálogo, respeito. Quando passamos a focar apenas nos benefícios e deixamos de lado a saúde da nossa galinha, mais cedo ou mais tarde vamos ficar sem ela e seus ovos de ouro.

Cuidar da nossa galinha, é como cuidar para que ela nos proporcione a cada dia um novo ovo de ouro. Não existe regra, além disso, para recebermos ovos de ouro todos os dias, depende unicamente de nós.

Dentro da vida espiritual não é diferente. Também precisamos cuidar da saúde de nossa galinha, ou vamos ficar sem os ovos de ouro, e aí é como uma xícara de café sem açúcar, uma vida amarga, pois não temos a presença do nosso pai do Céu. É preciso cuidar da saúde dessa galinha tão importante para que possamos receber os benefícios q ela nos dá: orientação, fortaleza, proteção, paciência, paz, alegria, fé e esperança.

Cuide da saúde de sua galinha em tudo na sua vida e certamente vc receberá muitos ovos e todos de ouro. Desejo a vc uma semana cheia de alegria e com muitos ovos de ouro.

domingo, 10 de setembro de 2006


Invasão

O tema da semana é bastante propício para vc que dá valor ao seu espaço. Nós possuímos em princípio: um espaço físico, que ocupamos dentro de nossas casas, ambiente de trabalho, em sociedade, e um interior. Quando duas pessoas estão se relacionando é importante que o espaço de cada uma seja respeitado, mas quase sempre essa regra é violada. Precisamos identificar qual é o espaço e depois perceber onde estão as suas marcas delimitadoras. À medida que o espaço da pessoa é invadido, ou seja, vc entra nele, sem permissão, problemas de relacionamento podem surgir.

A insistência, a marcação em cima de alguém são exemplos de invasão de espaço. A invasão gera repulsa por parte de quem é invadido. O ser humano ao crescer e amadurecer, cria para si seu espaço e ao se tornar mais experiente, vai dando cada vez mais valor ao espaço que ele conquistou e ocupa. Invadir o espaço da pessoa é como passar no sinal vermelho, podendo trazer colisões que o seguro não cobre. Ser invasivo é algo que cada um de nós deve evitar, mas como? Respeitando o espaço do outro.

Há momentos na vida que precisamos ficar no nosso canto, em silêncio, refletindo e procurando ouvir a voz do coração, e quando invadem nosso espaço, essa voz não é ouvida ou é deturpada por influência das circunstâncias.

Vc, eu, temos um espaço de natureza espiritual onde quem nos visita continuamente é o nosso querido Deus. Devemos manter este espaço protegido e não permitir que ninguém o invada com o intuito de nos afastar dEle. Lembre-se: sempre que vc tentar se aproximar de Deus, alguma coisa vai tentar invadir esse espaço e tirá-lo de lá.

Cultive o seu espaço, respeite o do outro. Uma maravilhosa semana e a certeza que Deus está com vc em todos os espaços que ocupa.

domingo, 3 de setembro de 2006


Liderança do coração
Ultimamente tem se falado muito sobre liderança: jornais, revistas, livros, seminários. A palavra liderança está na boca de muitos, mas no coração de poucos. Ela vem lá de dentro de cada um de nós. Vc pode ler livros, participar de cursos sobre como ser um líder, mas se não deixar seu coração se transformar e atuar, não vai muito longe. Ser líder é praticar o amor ágape, aquele amor desinteressado, abnegado, em fazer o bem àlguém não porquê voce deseja receber algo em troca, mas pelo simples prazer de fazer e ver a pessoa bem. Liderança tem tudo a ver com relacionamento. Onde existe uma boa liderança, certamente há um bom relacionamento. A liderança deve estar presente em todas as áreas de nossas vidas.

O Rei Davi foi um grande líder para o seu povo e Deus foi o maior líder para ele. Deus é um grandioso líder que todos nós devemos seguir, Ele nos deixa claro no Salmo mais conhecido: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará .". Em relação a Davi, havia um coração disposto a fazer o melhor por todos à sua volta. Ele sempre se colocava a serviço e procurava evitar a posição de ser servido. Sim, a liderança é servir sempre. No entanto, ser líder não é fácil, porque nós costumamos primeiro olhar para o nosso eu, preencher nossas necessidades para só depois pensar em identificar e preencher as necessidades da outra pessoa, isso quando acontece. Se pergunte: por quem vc estaria disposto a atravessar paredes ? A resposta será aquela pessoa q foi ou é um líder dentro da sua vida.

Sob a minha perspectiva, o maior líder que já existiu foi Jesus. Observe alguns pontos característicos deste líder amado por bilhões durante gerações: Jesus fazia o bem às pessoas porque Ele as amava com um amor desinteressado, abnegado, Ele praticou durante toda sua vida o amor ágape. Ele servia, Ele não era servido. Seus ensinamentos são seguidos até os dias de hoje e serão seguidos até o tempo do fim. As pessoas ao conseguirem contemplar o amor que Jesus tem por cada uma, se constrangem e se motivam profundamente a continuarem suas vidas com seus problemas e dificuldades, mas com a certeza que Jesus está ali pronto a apoiá-las, a mostrar o bom caminho e transformá-las em todas as áreas de suas vidas. Ele pode fazer isso em vc, deixe-o entrar em sua vida, há uma passagem nas Escrituras: "Eis q estou à porta e bato". Isso aconteceu comigo e vai acontecer com vc, acontece com todos, pois somos amados incondicionamente, insandecidamente por um Deus que é só AMOR, nos observando e se importando conosco a cada minuto. Desenvolva a liderança do amor, peça a Deus, compremeta-se a desenvolvê-la e certamente seus relacionamentos serão completamente transformados, mas isso depende de vc desejar, um desejo que vem do coração.

Uma excelente semana e a certeza que Deus deseja muito conduzir sua vida, é só dEixá-lo.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.