sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Preconceitos


Muitas pessoas vivem preconceitos podendo trazer problemas de relacionamento. Quando falamos nessa palavra, devemos pensar sempre em dois lados: a vítima e a pessoa que gera o preconceito por alguma coisa ou alguém.

A vítima nem sempre é comunicada que está sofrendo preconceito. No fundo, o maior prejudicado é quem gera e mantém o preconceito. Um sentimento negativo e vezes passado quase que despercebido pela pessoa, mas oriundo de conceitos pré estabelecidos em momentos da sua vida e retro-alimentados continuamente.

Se você é autor de algum preconceito, aconselho a analisar que isso pode estar atrapalhando você de enxergar além. O preconceito fortalece um lado mas enfraquece totalmente o outro. Ele foi inserido como resultado de nosso afastamento de Deus, e seu objetivo é apenas um: não permitir que tiremos o melhor do que os relacionamentos podem oferecer.

Há uma questão mais grave: aquele que tem preconceito está no mínimo fazendo um julgamento, muitas vezes fazendo avaliações parciais, sem antes dar a oportunidade a si de se esforçar para obter o melhor que aquela situação está oferecendo.

A pessoa que mantém preconceito vai aos poucos se definhando por dentro em algum aspecto de sua esfera de vida, sem ao menos se perguntar por quê aquele sentimento surge. Quantas vezes deixamos de aprender ou viver porque nossos preconceitos nos limitam?

Pense em todos os preconceitos que você tem hoje. Procure então encará-los sempre com uma pergunta: O caminho que você está seguindo tem sido bom para você? Se a resposta for não, então pare, vá a Deus em oração e peça para Ele lhe ajudar a mudar.

Tenha a certeza que existe um ser, o Espírito Santo intercedendo por você a Deus, e cada vez que você consegue romper um obstáculo, como um preconceito ou sair de uma situação difícil, esse Espírito está trabalhando.

Vigie seus pensamentos, atitudes e palavras com todo cuidado e procure eliminar os preconceitos, porque sem eles certamente é melhor para os outros, para você e para nosso querido e amado Deus, Senhor de sua vida.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.