sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Você precisa

O tratamento que você recebe das pessoas com quem você se relaciona, seja na esfera profissional, religiosa, familiar ou afetiva tem impacto direto nas suas prováveis reações e sentimentos.

Muitas vezes tratamos uma pessoa pensando se ela merece e então problemas de relacionamento certamente surgirão. O grande segredo é dar ao outro não o que ela merece e sim o que ela precisa.

Deus ama você não porque você mereça ser amado, mas porque você precisa do amor de Deus para sentir segurança, conforto e paz em sua vida. Ainda para acreditar que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus conforme diz a Palavra em (Romanos 8:28).

Por que você não mereceria ser amado pelo Criador? Você assim como eu desobedecemos a esse Pai, duvidamos dEle em circunstâncias difíceis. O mesmo diz respeito às pessoas que se relacionam com você. Como você se sente quando uma pessoa não atende às suas expectativas? O que responder para alguém que lhe fere o coração? Você vai querer dar o que ela merece, certo?

Se você não tiver em mente que devemos dar a outra pessoa o que ela precisa, isso lhe trará duas prováveis conseqüências:

1)Você permitirá que ela decida como você irá se comportar;

2)Você provavelmente fará retiradas na conta bancária relacional que você mantém com aquela pessoa.

O que são contas bancárias relacionais? Imagine-se como um banco onde você mantém uma conta corrente com cada pessoa que você se relaciona, e que nessa conta possa ocorrer retiradas ou depósitos. Por exemplo, quando você maltrata alguém, você está fazendo uma retirada na conta corrente que você possui no banco da pessoa que você maltrata.

Essas retiradas são traduzidas em silêncios e afastamentos que os relacionamentos provocam, independente da causa, a retirada é um fato e afeta seu relacionamento você querendo ou não. Portanto dar o que o outro merece você poderá fazer retiradas e isso vai lhe prejudicar.

É necessário dar ao ser humano o que ele precisa. Cada pessoa tem suas necessidades básicas emocionais que precisam ser identificadas e então se esforçar para preenchê-las e nisso inclui o que ela precisa sempre. Algumas pessoas é afeto, outras, atenção, diálogo, respeito, confiança.

Procure dar a cada pessoa o que ela precisa e certamente você receberá muito mais. Relacionamentos bons, perfeitos e agradáveis a Deus são formados de amor, paz e respeito e isso só é possível se você focar no que ela precisa e não no que ela merece.

Um comentário:

r0drine disse...

Mas já não temos um Deus que nos ama como precisamos pelo que precisamos? Se pudéssemos amar-nos não pelo que merecemos Adão não teria caido!?

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.