sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Aprenda a conjugar o verbo


Você realmente sabe conjugar amar e gostar?

Se não entendermos como esses dois comuns verbos desenrolam-se nos relacionamentos, poderemos nos machucar muito e sem necessidade.

O ser humano vive preocupado em ser amado, no entanto, você só poderá ser amado por alguém se antes escolher amar. Amar implica em querer o bem e o respeito ao outro. Deus te ama não porque você ama primeiro, mas porque Ele te escolheu amar independente de quem você é.

Amar não significa necessariamente gostar. Você pode amar sem gostar. Como é possível? Gostar é querer próximo, é uma questão de distância. Para gostar a outra pessoa precisa despertar atitudes positivas em você, e assim pode acontecer a aproximação.

Considere ainda que o processo de gostar é dependente do nível de maturidade em que você está. Na infância as exigências são simples para se gostar de alguém, já na fase adulta ela se torna infinitamente complexa, formando uma equação com muitas variáveis que nem você mesmo conhece seus valores.

Quando você compreende que para alguém gostar de você não é preciso mexer em nada, mas acreditar que Deus pode colocar pessoas que aceitam você do jeito que é, então suas ansiedades começam a diminuir.

Hoje você gosta de alguém por um conjunto de fatores desejando estar próximo dessa pessoa. Amanhã talvez seus gostos se modifiquem, porque a vida está em contínua mudança e você deixe de gostar dessa mesma pessoa, embora possa continuar amando.

Também talvez alguém deixou de gostar de você hoje. Será motivo pra você transformar suas esperanças em amargas decepções? Certamente não. Você continua sendo o filho que Deus observa com amor todos os dias. Esse Pai não falha, não mente e não brinca com você, deseja ardentemente a sua felicidade e sucesso. Mas há um porém: depende de você confiar nele, se entregando completamente em Suas mãos.

Leve à sua mente que gostar não é um processo que você pode controlar. Vá além de você, e, portanto procure não culpar e não se culpar pelas surpresas boas e também ruins que a vida pode lhe apresentar nesse campo, apenas aprenda a entender como tudo isso funciona e aceitar, o mais Deus fará por você.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.