domingo, 23 de março de 2008

Mudanças começam em mim


Você sabe responder quando o inesperado atinge sua vida?

Gostamos de viver em nosso conforto emocional, e psicológico, mas quando alguém mexe em nosso queijo nos tirando dessa zona de conforto, a vida está gritando, a ponto de ser agressiva, pedindo que façamos mudanças.

É natural do homem como raça evitar quaisquer tipos de mudanças, porque elas são desconhecidas. Tudo começa quando o inesperado explode diante de você. Com o inesperado, algo passa a te perturbar lhe deixando com medo, impaciente, triste, entre uma infinita soma de emoções resultantes de o inesperado haver assolado seu mundo.

Enquanto você não se convencer de que precisa de mudanças, a dor que sente aumentará. Mais culpa, ressentimento, e uma retro-alimentação de medo tomam conta da sua vida. Quando esse ciclo vicioso é cortado? No momento em que você decidir aceitar seus erros, aprender com eles e olhar para dentro de si e dizer: “da próxima vez será diferente, agirei com mais sabedoria, paciência, gentileza, integridade, respeito”.

O interessante é que em todo esse processo de mudança, a presença de Deus se encontra ao seu lado. Ele como Pai amoroso, vai lhe sustentar e lhe mostrar o caminho que deve seguir. Sugiro áreas que merecem cuidados para que as mudanças aconteçam, são elas:

1)Corpo: é preciso cuidar com atenção das coisas que você come, bebe, bem como praticar exercícios físicos com regularidade. Isso irá lhe fortalecer;

2)Mente: é preciso cuidar de seus pensamentos, procurando leituras e seminários que ajudem você a aprender com seus erros. Nisto considere também a prática indispensável da terapia, como a ferramenta para você se resolver dentro de si;

3)Coração: é preciso cuidar da auto-estima, e nisso inclua tudo aquilo que pode lhe fazer sentir-se bem. Uma dica: dar presentes a nós mesmos é muito bom;

4)Espírito: Através de um relacionamento com Deus, que Ele irá nos sustentar no que for preciso. Porque Ele nem sempre nos dá o que queremos, mas com certeza, o que precisamos mais. Abra a Bíblia, existem conselhos valiosos pra você, converse muito com Deus, cante em nome dEle, vá a um lugar que falem com respeito desse Pai atencioso e que nunca falha em suas promessas.

Perceba que as maiores mudanças começam em você. Dê o primeiro passo rumo à sua felicidade. Ninguém poderá fazer por você, o que Deus realizará em você porque Ele é o único e autêntico oleiro e você o barro em Suas mãos (Jeremias 18:3-6). Não duvide, a mudança será gloriosa e impossível de ser compreendida aos olhos desse mundo vão.

Um comentário:

Ana Paula disse...

Adorei esse texto Henri!Realmente as vezes nos rpendemos as coisas ruins por causa do apego,do medo da mudança.........e nada muda ao nosso redor se continuarmos com os mesmos habitos e com os mesmos pensamentos...........eu ja estou começando a seguir estas dicas!!!!!!!!

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.