sexta-feira, 14 de março de 2008

Resiliência


A palavra resiliência é muito utilizada no mundo dos negócios e também da psicologia. O que ela tem a ver com nossos relacionamentos?

Eu vejo a vida como uma caixinha de surpresas. Hora recebemos pessoas boas e circunstâncias favoráveis, que nos enchem de alegria. E horas, há pontos na vida em que nos deparamos com pessoas egoístas e psdeudo-líderes, bem como momentos inesperados e difíceis como se perdêssemos o chão onde pisamos.

São essas pessoas e momentos, todos considerados de extrema pressão, que nos levam a um desequilíbrio que se não cuidarmos, podemos cair e não levantarmos mais. Ouvi histórias de relacionamentos onde pessoas, por tristeza, se definharam tanto que se foram. No íntimo, sei que Deus se entristece vendo um filho ou filha Sua entregando a própria vida por não conseguir dar a volta por cima.

No entanto, existem pessoas, que atravessam situações desesperadoras que surpreendentemente retornam ao seu estado anterior, não se desequilibrando, não se entregando à dor e a tristeza que as assolam. São chamadas pessoas resilientes. Uma característica de resistir às adversidades da vida, se superando, para retornar ao seu estado de bem estar físico, mental, emocional e espiritual.

Podemos comparar os dois grupos de pessoas com bolas: uma de vidro, outra de plástico. Quando arremessamos ambas ao chão, a de vidro se deforma e quebra. A de plástico também se deforma, mas depois de um tempo retorna ao seu estado normal. A essa última, dizemos que apresenta a propriedade da resiliência.

Deus, através da Bíblia, ensina conselhos em como ser resiliente, quando tudo parece não mais fazer sentido para você. Ele orienta a não nos preocuparmos, porque Ele está no controle. Também nos dá dicas de não alimentarmos emoções que estragam a mente e destroem nossa saúde. Se ficar irado, não permita que isso se prolongue em você, todos conselhos desse amoroso Pai.

Concluo que um meio de se alcançar resiliência, e, portanto não se entregar, é buscar de forma intensa e incessante, a comunhão com os Céus, abrindo o coração Àquele que está sempre ao seu lado, mesmo quando não parece. Jesus nos deixou uma rica lição afirmando que aconteça o que acontecer, não importa o que seja, permaneça com os olhos fixos nEle, e você certamente não afundará em seus problemas, e por fim, Ele trará a paz e fará você andar sob as águas da sua vida.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.