sábado, 3 de maio de 2008

As três maiores


Os relacionamentos para serem saudáveis devem se iniciar cuidando de você. E nesse ponto, vamos analisar as três maiores que influenciam em todo processo para o bem como também para o mal.

A primeira grande variável que se deve cuidar chama-se pensamentos. Em outras reflexões, apontei que são esses os responsáveis pelo que sente, e das emoções se cai nas ações, às vezes não pensadas e prejudiciais para você. São os maus pensamentos que alimentam ansiedade, mágoa, preocupação dentro de você, e mantê-los vivos, é como injetar altas doses de veneno que pode ser letal no campo dos relacionamentos.

Cuide com muita vontade, esforço e dedicação daquilo que você está pensando agora. Aprenda a escolher o que você quer pensar, e remover tudo aquilo que você não quer pensar porque sabe que vai lhe machucar e muito. Uma sugestão é buscar a conversa com Deus, sempre que perceber maus pensamentos se alojando em sua mente. Deus remove, Ele te ajuda (Isaías 41:13).

A segunda maior é a auto-estima. O quanto você se gosta? Se dar presentes é bom sinal, porque mostra que investe em você. Fazer terapia é o maior reconhecimento a você mesmo que deseja se encontrar. No entanto, atenção. Não veja do investimento em você uma falsa felicidade, à que vem, dura poucas horas e se vai, retornando pesares da vida. Mas procure encarar como um complemento. Deus conhece suas maiores necessidades e está trabalhando para saciá-las. Confie no Pai que nunca falha em Suas ações, vá a Ele sem cessar, e Ele te livrará de suas tribulações.

Por último, vigie o nível de expectativas que se deposita nas pessoas. Quando alimentamos esperança nos outros e eles, por serem seres falíveis, nos desapontam, é como se puxassem nosso tapete, e caímos em tristeza. Se aprendermos a não colocar altas expectativas nas pessoas, mas redirecioná-las a Deus, porque este é perfeito, por mais que venham a nos decepcionar, não sentiremos tanto, porque não tínhamos esperança de serem maiores do que demonstraram em ações.

Com as três maiores: pensamentos, auto-estima e expectativas sob vigilância, você pode aprender a ganhar o controle de seus relacionamentos no que tange à sua parte. Você certamente evitará perigos desnecessários, dores que não precisam ser sentidas, e finalmente obter a paz plena que só Deus pode lhe oferecer através da Sua confiança, em saber ser paciente como foi Jó e manso como o Filho Jesus.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.