quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Compromisso da intimidade


Você vive a intimidade? Complemente com suas próprias experiências de vida, lembrando que essa reflexão é para fazer você assim como eu pensar. Como dizia o filósofo: “Penso, logo existo”.

Um relacionamento para ser saudável é preciso muitos ingredientes como a Comunicação, Carinho, Consideração, Concessão e um especial chamado Compromisso. Para mim, o compromisso é resultado do nível inter-relacionado de cada C que você desenvolve com a pessoa ao seu lado.

E nisso a intimidade pode ou não nascer. Ser íntimo de alguém é mais do que acordar e deitar ao lado da mesma pessoa todos os dias, é mais do que morar embaixo do mesmo teto, é mais do que dividir contas ou mesmo espaço físico, vai além.

Ser íntimo de alguém é mergulhar no âmago da outra alma. É querer as mesmas coisas, é estar pronto a identificar suas necessidades mais profundas, é ouvir os gritos de carência e saber preencher a cada um na medida certa.

Desenvolver intimidade não é para muitos e sabe por quê? Implica doar o seu eu ao outro, revelar quem de fato você é como ser humano, estar com o coração preparado para ser descoberto em fraquezas, anseios, necessidades, estar pronto para amar.

O que vem primeiro, intimidade ou compromisso? Torna-se insustentável manter compromisso por uma pessoa se não há intimidade. Sufoca, asfixia, tira a alegria de viver. Compromisso deve ser conseqüência natural de uma intimidade crescente entre duas pessoas que querem as mesmas coisas.

No relacionamento com Deus acontece o mesmo. Não adianta nos comprometermos com Ele se não existe intimidade. Se você não se comunica com o Pai Celestial, não se importa em buscar a face maravilhosa do Rei da sua vida, de nada adianta guardar sábados, devolver dízimos, cantar em cultos de adoração, porque isso não preenche o coração de Deus se não existe profunda intimidade entre você e Ele.

O compromisso de seguir uma vida segundo os propósitos de Deus envolve antes de tudo, desenvolver intimidade com Ele. É querer a presença de Deus mais do que os benefícios que Ele pode lhe oferecer. É querer ouvir e entender a voz serena e linda dAquele que tem o amor comparado ao mar: sabemos onde começa, mas não temos idéia donde termina.

O sincero relacionamento é preservado se há intimidade viva. Porque quem pratica a intimidade, ela nunca pára de crescer, é como a sabedoria, sempre há mais e mais para ser incorporado conforme a vida vai batendo no ritmo do coração.

Portanto, pense nos relacionamentos que você tem. Não se desespere, deixe as regras de lado e coloque a intimidade como foco. Porque o compromisso nasce da mais profunda intimidade de se relacionar em palavras, atitudes e sentimentos.

3 comentários:

A Loba disse...

Henry, vc sabe o que dizer. as vezez nos toca no mais fundo da alma...este texto(Compromisso da intimidade) mexeu comigo, muito mais do que os anteriores, caramba! parece até que vc leu o que passa no meu coração.

Parabéns!!sempre, sou sua fã e te admiro muito.

Jaque Maia

M disse...

Raabe tinha intimidade com homens. Mas era uma intimidade apenas carnal que a esvaziava. Henry aqui trata da intimidade de alma... a que preenche. A intimidade que nos faz plenos. A intimidade que dá sentido à vida e que deve ser buscada em primeiro lugar com Deus. Cristo deve ser o centro. Ao nos aproximarmos do centro nos aproximaremos uns dos outros. A prostituta que morava em cima do muro, um dia teve uma oportunidade de buscar uma intimidade diferente (Josué 2:11). A intimidade com Deus. Foi resgatada da vida que a esvaziava, foi salva (Josué 6:8) e Deus lhe devolveu a vida de modo tão sublime que essa mulher faz parte da genealogia de Jesus e seu nome consta da galeria da fé em Hebreus 11:31.
Vale a pena essa tipo de intimidade, pois é a única que nos faz plenos.
Mayra Menezes

suzane maran disse...

Somos uma geração de jovens adoradores sem face, separados em santidade vivendo de costas para o mundo e vivendo de frente para Deus; prostados diante do rei de toda a glória. Em todo tempo declarando com nossos lábios e expressando em nossas atitudes o quanto amamos Jesus, com toda intensidade buscamos mais do teu fogo, nosso maior desejo é te conhecer Senhor, minha oração é que possamos ser aqueles que fazem a diferença, pois nao queremos ser mais um...
Não sou apenas mas uma, nasci para fazer a diferença!
Deus Abençõe vc Henry.

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.