quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Fidelidade por amor


Convido você a pensar o que é, no sentido mais profundo da expressão, ser fiel a alguém.

Observamos na sociedade cobrança por fidelidade, seja fidelidade a um chefe de trabalho, amigo, cônjuge, pais e até mesmo ao próprio Deus. As pessoas lutam para que os outros sejam fiéis a elas, mesmo que tenham que utilizar a prática mais perigosa de todas: a coerção, fazendo uso do controle e da manipulação para manter alguém fiel para si.

Percebe que a fidelidade se transformou num “status quo psicológico”. Muitas vezes você não está de fato querendo fidelidade pura. A razão principal da cobrança que você sente parece residir em mostrar ao mundo que as pessoas são fiéis a você, porque acreditam que só assim serão aceitas por uma comunidade ou grupo social.

E nesse quadro deturpador aparece um sentimento estranho chamado ciúme. Ciúme pode também ser entendido como uma sinalização de que você pode perder a fidelidade de alguém. Isso acontece porque as pessoas acreditam que os outros passam a ser propriedades delas e não possuem o direito de fazerem novas escolhas. Aprenda: ninguém é dono de ninguém, se há um dono e temos, é o nosso Deus, Ele é o único Senhor de sua vida.

A sincera fidelidade só vale a pena se for por amor. O amor sustém respeito, compromisso, cumplicidade e fidelidade. Enquanto existir amor nos relacionamentos, é a garantia de que a fidelidade está presente e, portanto, você não precisa usar mão de recursos destrutivos para manter alguém fiel a você.

Deus deseja do fundo do Seu âmago que você seja fiel a Ele nos dízimos, na guarda do Seu dia e em tudo. Mas não tem valor pra Deus, se você fizer isso por obrigação, medo, chantagem ou qualquer outra razão coercitiva, porque pra Deus a sua fidelidade só tem valor se for por amor e isso Ele reconhece pelo seu coração humano.

O mesmo se aplica nos relacionamentos. É preciso prudência e sabedoria para identificar se os seus relacionamentos são alimentados por amor ou por outros motivos. Porque se não for amor, fica impossível dar e receber fidelidade uma vez que esta permanece sob areias, vem um vento e a leva, e como aqueles que exigem fidelidade sabem disso farão uso de comportamentos manipuladores para manter o outro fiel, um quadro não planejado pelo Criador.

Deus é fiel a você porque Ele te ama apaixonadamente. Davi disse: “O seu amor por nós é forte, e a sua fidelidade dura para sempre” (Salmos 117;2). Que esse seja o seu desejo: fidelidade por amor. Só por amor vale muito a pena ser fiel e permanecer fiel, o mais, peça ao Seu Senhor que você se livre porque é ir na contramão do sonho de Deus para você.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.