quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sem paciência


A paciência é uma qualidade apontada na Bíblia como um dos frutos do Espírito Santo para a sua vida, por que será?

Você e eu somos imediatistas. Queremos as coisas e pessoas para ontem e como não temos, caímos no ciclo nebuloso da ansiedade. E quando essa entra em cena são tão previsíveis as conseqüências que nos acompanham.

A paciência é um comportamento de ação que parte de você com reações decorrentes da ação. O princípio da ação e reação é mantido: a toda ação corresponde uma reação, mude a ação e então mudará as reações.

Sem paciência ou com pouca, iremos falar aquilo que angustiará profundamente nossa alma, porque Salomão dizia: “do que guarda a sua boca e a sua língua guarda das angústias a sua alma”. Ainda sem paciência agiremos no impulso e no desespero, tudo que o Grande adversário mais espera de nós.

Sem paciência nossa visão fica turva como um copo de água suja não enxergando os fatos, mas ficando com as percepções que muitas vezes são enganosas aos nossos olhos. Além das grandes reações químicas que ocorrem de modo invisível dentro do nosso organismo e podendo trazer doenças momentâneas assim como as patológicas também.

Sem paciência ficamos nas mãos dos outros. Somos fortemente manipulados pelas interações com o ambiente ao nosso de redor. E sem paciência agimos de modo coercitivo com as pessoas. Entenda aqui coerção como punição ou ameaça de punir alguém por um comportamento que você não espera no outro. Sem paciência perdemos as pessoas, mais cedo ou mais tarde, incluindo a nós mesmos.

Muitas vezes buscamos nos livros de auto-ajuda o grande socorro e não nos damos conta de que a Bíblia é o maior socorro que você e eu podemos experimentar e nos agarrar com tamanha força e confiança. Apenas um conselho bíblico sobre a paciência, se trabalhado, criado planos para buscar paciência, pode fazer da sua vida uma belíssima canção.

Está difícil ser paciente diante do que você vem enfrentando hoje? Corra pra pedir ajuda, seja para um amigo, familiar, terapeuta e até mesmo ao próprio Deus que lhe criou. Não abra mão de entrar num estado de paciência. Fará uma diferença significativa em você e nos seus relacionamentos.

Que o Deus de paciência ensina você a ser paciente para esperar as pessoas e coisas que estão muito próximas de você. Se jogue de joelhos ao trono do Senhor, peça sem cessar para que Ele lhe aquiete e lhe faça esperar nEle vivendo com a certeza de que tudo pode melhorar se você experimentar diariamente a paciência.

Verso para memorizar: Tiago 5:7-8 “Portanto, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sejam vocês também pacientes; fortalecendo suas mentes, porque a vinda do Senhor está próxima.”

Um comentário:

Ana Paula disse...

Oi Henri!Vira e mexe,sempre volto aqui para recarregar minhas boas energias com suas sábias palavras....Especialmente hoje o texto "paciência" me fez refletir muito sobre um dado momento da minha vida.....Paciência....
Como é bom exercitar a paciência......Que Deus continue abençoando esse seu dom de fazer as pessoas refletirem seus atos e despertarem a vontade buscar algo cada vez melhora para suas vidas!!!!!

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.