quarta-feira, 1 de abril de 2009

Liberdade


Você é livre? Tem certeza?

E seu eu disser que você recebe influências externas sociais, por mais que você não queira. Na esfera bioquímica seu metabolismo e DNA contribuem para quem você é hoje. E o que dizer então de seus hábitos, da enxurrada de propagandas que bombardeiam sua mente elaborando paradigmas, modelos, pré-conceitos que ditam como você deve se comportar.

E você ainda acha que é livre? No fundo, nos constatamos tão limitados que podemos chegar a seguinte conclusão: estamos psicologicamente presos. Presos por regras, medos, e por nós mesmos. Essa é a nossa realidade quando olhada através dos seus e dos meus olhos: Ninguém é livre, por mais que não acredite.

Para entender a sutileza do que é ser livre, façamos uma analogia. Os pássaros existem para voar. Eles foram criados com esse propósito. E você foi criado com que propósito maior? Guarde: você, como pessoa, foi criada para ser amada. E quando o ser humano vive achando que não é amado, é como um pássaro que arrancaram suas asas e assim perdeu sua capacidade de voar.

O quão é triste constatar que perdemos a capacidade para aquilo que fomos criados. Está no seu sangue, no seu coração, você existe para ser amado como ser, antes de qualquer outra coisa. Então liberdade tem a ver com ser amado por alguém? É mais do que isso, está intimamente relacionado em sermos amados por Deus.

Deus lhe criou porque Ele escolheu amar você antes. Talvez agora você não se dê conta da magnitude desse amor, mas tem tudo a ver com a sensação de liberdade. Por mais que a gente procure liberdade fora de Deus, a gente vai se cansar e não irá saciar nossa sede, nem fome, porque a liberdade está dentro de um processo de relacionamento com Aquele que é humano, portanto limitado à nossa existência, mas ao mesmo tempo, divino, estou falando de Jesus.

Ele é a Verdade que nos dará liberdade plena. Essa é a visão que devemos ter em mente. É com essa visão que devemos acordar a cada dia com vontade de viver, independente do que lhe aconteceu nos dias passados. E repetir, sempre que sentir desânimo diante das circunstâncias da vida: “Posso”, posso passar pelo desemprego, pela perda de uma pessoa muito amada, posso ser traído, posso perder minhas atuais referências, posso passar por dificuldades no meu trabalho, posso ficar doente, posso todas as coisas no Deus que me fortalece.

Você e eu podemos, porque Deus nos dá força, coragem, ânimo para enfrentar o que vier, e sabe como? Lembrando que você é muito amado por Deus. E, portanto, o propósito de você existir está preenchido, e muito bem preenchido, e, portanto, você se sentirá livre quando você entrar num relacionamento real com Aquele que no principio era o Verbo, e que por amor, o Verbo se fez Carne e habitou entre nós.

Que Deus é esse, que sai da Sua casa, se faz cem por cento humano, para viver o que você e eu vivemos a cada dia? É Deus que ama você, e quer muito iniciar um relacionamento de amor e respeito com você, apenas volte-se para Ele.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.