quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mentiras


A mentira se iniciou na história quando o Rebelde fez uso dela para enganar outros com o propósito de distorcer o caráter de Deus. E assim nasceu o Pai da mentira.

A reflexão de hoje convida você analisar o que a mentira faz nos relacionamentos e as suas tristes conseqüências.

É mais fácil viver em mentiras do que em verdades, porque nos deixa numa zona de conforto. Não precisamos mudar aspectos da vida, enfrentar a realidade dos fatos, não precisamos olhar muitas vezes para dentro de nós mesmos. Mentir tem seu lado bom a curtíssimo prazo: a vida permanece aparentemente em equilíbrio e conseguimos o que desejamos.

No entanto, os efeitos da mentira certamente são destruidores a todos que aceitam viver no meio dela. Não se esqueça de um velho ditado popular: “a mentira tem perna curta, mais cedo ou mais tarde ela vem à tona”.

Deus através da Sua Palavra de Amor também tem um conselho pra você e pra mim: “Não dirás mentira contra o teu próximo.” (Êxodo 20:16) Por que será? Quem sabe porque o maior prejudicado com a mentira seja você mesmo e como Deus te ama, Ele tem o dever de orientar.

Começamos com uma pequena mentira aqui, outra ali, e dizemos para nós mesmos: é uma mentirinha que não faz mal a ninguém, e talvez não faça mesmo naquele contexto, mas existe um problema grave que é sinalizado ao nos comportamos assim: habituamos o nosso ser a mentir e aí podemos fazer de nossa vida com o passar dos anos uma monstruosa mentira a ponto de não termos coragem para voltar a viver em verdades.

E o que Deus diz da pessoa que vive em mentiras? “Os lábios mentirosos são abomináveis a Mim; mas os que praticam a verdade são o Meu deleite.” (Provérbios 12:22) A oração de uma pessoa que vive em falsos testemunhos tornam-se abomináveis aos olhos do Senhor sendo excluídas da Sua presença.

Não existe perda maior do que viver excluído da face de Deus, provavelmente essa é a conseqüência final da mentira. Deus é fonte de poder, sabedoria, segurança, proteção e de nos abençoar a cada manhã dirigindo nossos passos nos caminhos do bem, que nos levarão para além do rio. Pois Ele afirma: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.” (Apocalipse 22:15)

Se até aqui você viveu em mentiras, convido a refletir no que tem feito, será vida ou um faz de contas? Não importa, Deus está disposto a perdoar você se com sinceridade arrepender-se de suas faltas e esforçar-se para não mais viver em mentiras. Nosso Deus fala: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

Esse é o Deus de infinita misericórdia para com cada filho e filha Seus. Que você e eu escolhamos a partir daqui lutar para viver em verdades, e desfrutar de uma vida de paz, alegria, amor e bênçãos sem igual dAquele que é o Nosso dono e tem por nós um amor milagroso.

Não é tarefa suave viver em verdades, mas devemos buscar a Deus de coração para permanecermos conectados a Ele, porque existe um ser que não quer que ninguém seja feliz, o Pai da mentira.

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.