quarta-feira, 13 de maio de 2009

Simples assim


Falo ao coração que pode ter experimentado conhecer Jesus. Obras ou fé? Quem lhe salva?

Vou dividir a vida de uma pessoa aqui para fins de reflexão espiritual, em duas partes: antes de conhecer a Jesus (aJ), e depois de conhecê-lo (dJ). O que se fez no tempo do aJ não mais importa, porque quando você conhece e aceita Jesus, Ele apaga seus erros, culpas, e uma nova vida passa habitar em você. Em relação a isso não há o que discutir.

O perigo reside quando estamos no tempo do dJ. Nesse tempo específico muitos começam a viver apenas as obras: guardar sábados, devolver dízimos, ir à igreja, não comer certos alimentos, nem beber determinadas bebidas, entre uma infinidade de outras.

Então subitamente dentro da mente de milhares daqueles que aceitaram Jesus, se inicia um processo, onde essas pessoas acreditam que devem fazer a sua parte para alcançar a salvação, e sem perceberem passam a viver as obras da lei: salvação por mérito próprio, ganho de pontos com Deus.

A questão é que existem duas formas de continuar a viver, e uma delas é ser obediente o tempo todo à lei do Criador. Eu não consigo, você consegue? Antes de o homem pecar, não havia alguém que não conseguisse, porque o pecado ainda não estava no DNA da raça humana. No entanto, com o pecado, você e eu vivemos a maldição da lei, como Paulo, apóstolo, descreve no capítulo 3 da carta de Gálatas.

O que é a maldição da lei? Por nosso próprio esforço, tentando obedecer a Deus, nunca conseguiremos a vida eterna, simplesmente porque hora ou outra iremos nos desviar do caminho, seja em ações ou até mesmo em pensamentos. Não há hoje um ser que consiga respeitar a lei divina desde que se levanta até deitar-se. Embora, houve uma só pessoa depois da Queda, que conseguiu viver obediente todos os dias da sua vida, essa pessoa é o Filho, o próprio Jesus.

Portanto, vendo a situação triste da condição humana, Deus por amor de você e de mim tinha um plano para vencer a maldição da lei: a salvação pela fé em Jesus, simples assim. E com esse plano, Jesus vem para abolir a maldição que nos foi colocada pelo pecado, a maldição de não podermos ser salvos pelas obras da lei.

Não se iluda: você não será salvo e nem salva por melhor que seja com os outros e com Deus, porque a maldição está sobre o seu sangue, assim como o meu. Mas você pode conseguir aceitando com o coração que Jesus morreu para apagar todas as suas faltas.

E a conseqüência desta aceitação é buscar viver em obediência às leis do Pai. A lei foi colocada com amor para lhe proteger, e não para lhe punir. Quando desobedecemos, não é porque seremos punidos, mas porque estaremos sujeitos a perigos. Uma exemplificação: a mamãe avisa a filhinha que não deve se aproximar das rosas porque elas têm espinhos. A filhinha com curiosidade e vontade escolhe desobedecer e se aproxima, e então ela se machuca com os mesmos espinhos.

Guarde para reflexão: “A pessoa que encontra vida, a encontrará por meio da fé em Jesus”. Gálatas 3:11

Nenhum comentário:

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.