quarta-feira, 1 de julho de 2009

Momentos de solidão

Relacionamento não significa apenas se relacionar com os outros, mas também consigo mesmo. E como é possível desenvolver esse relacionamento peculiar?

A resposta é aprender a conviver, de modo satisfatório, com a solidão. Seja porque você é uma pessoa que está sozinha por razões que só você e seu Deus conhecem, ou pela condição de estar sozinha por algumas semanas, dias, quem sabe até horas.

É de suma importância você se gostar antes de pensar em gostar de alguém. E para se gostar é preciso se conhecer, e para se conhecer você tem que aprender a viver momentos de solidão.

Acontece que o ser humano tem pavor de ficar sozinho, e motivado por esse grande medo acaba geralmente escolhendo parceiros que não tem muito ou nada a ver com o seu eu. Simplesmente escolhem alguém porque sentem pavor de viver a solidão. Isso justifica muitos namoros que acabam em casamentos e quando se dão conta, percebem que entraram numa prisão emocional e moral e pior: convivendo com um estranho debaixo do mesmo teto. E aí irão pagar um preço alto para sair de uma emboscada dessa magnitude, se é que conseguem sair.

Aprendi que a solidão é um momento único na vida de uma pessoa. E depende unicamente de você fazer do limão que a solidão inicialmente desperta em seu coração, numa saborosa limonada com conseqüências, lá na frente, pra lá de especiais.

Realmente dar o primeiro passo para experimentar viver a solidão com alegria é duramente difícil. Nossa mente costuma buscar as mais variadas justificativas para que esse passo não aconteça, incluindo uma antecipação exacerbada de sofrimento, que só existe em nossa cabeça. A chave disso está numa palavrinha simples e objetiva: ação. É preciso agir diante da vida. Quem fica só esperando, poderá acabar cheio de teias de aranha, e isso é muito sério.

Não tem segredo, é preciso dar o primeiro passo, e aí vai a orientação:
1)Pense em algo que você gosta muito de fazer: pode ser um passeio no parque, visitar um bairro mais nobre, ver as vitrines de um shopping; Sempre existe alguma coisa que a gente adora fazer.

2)Escolha um dia e planeje gastar uma ou duas horas realizando a atividade escolhida acima.

3)Estando sozinho(a) procure curtir o momento, deixar o seu eu falar com você.

4)Com o tempo, busque outras atividades mais desafiadoras, como por exemplo, ir ao cinema, ou até mesmo ver um show, mas só você.

Afirmo que à medida que se avança para viver momentos únicos de solidão, o medo vai diminuindo de intensidade e o resultado será positivo para seu ser antes de qualquer outra coisa.

Lembre-se: Você é a pessoa mais linda que Deus tem. É do desejo do coração de Deus que você viva relacionamentos saudáveis, a começar por relacionar-se consigo mesmo. Não abra mão disso, aja sem medo de ser feliz.

Um comentário:

Ana Paula disse...

Seus textos sempre oportunos!!!!!
Eu mesma passei por um momento de solidão imposto por mim mesma!!!
Foi um momento especial para me conhecer melhor,para me ouvir melhor,para conversar melhor comigo!!!!!!!!!As pessoas tem medo de se isolarem para refletirem ....acham que ficar só é ruim......é feio......é desumano...Infelizmente nem todos estão preparados para esse momento,mas suas dicas são passos importantes para tal!!!!Que Deus continue iluminandoseus pensamentos,henri!!!!!!1

Autoria

Consultor de negócios e apaixonado por aprender sobre relacionamentos e viver e falar de Deus a você.